Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de abril de 2014

. . . que Marte e Lua dão show em abril

Planeta Vermelho está bem perto da Terra. No próximo dia 15, é a vez de um eclipse lunar
SEGUNDO O PORTAL UOL o céu noturno está um espetáculo neste mês de abril. Ontem, Marte chegou, em escala astronômica, bem perto da Terra, brilhando com sua coloração vermelha entre as estrelas. O planeta pode ser visto com facilidade a olho nu durante todo o mês. Outro espetáculo cósmico que poderá ser observado no Rio de Janeiro será o eclipse total da Lua, no dia 15.
Por volta das 19h de ontem, começou o fenômeno denominado Oposição de Marte, que ocorre a cada dois anos, quando o planeta vizinho se aproxima da Terra. De madrugada, ele chegou a uma distância de ‘apenas’ 96 milhões de quilômetros.
Marte estará mais visível a olho nu este mês, com sua coloração vermelha brilhante entre as estrelas
Foto:  Divulgação
Hoje, Marte também pode ser visto com brilho intenso. Mesmo a olho nu, o espetáculo está garantido se o céu estiver limpo, sem nuvens. E a previsão é de tempo bom para hoje. Mas quem tiver um equipamento, como uma luneta, conseguirá visualizar até as calotas polares do Planeta Vermelho. 
“A distância fica consideravelmente reduzida, e Marte aparece com um brilho vermelho alaranjado, se destacando em relação a outras estrelas”, afirmou o astrônomo Jair Barroso, do Observatório Nacional. Na terça-feira que vem, dia 15, a Lua vai entrar em eclipse total, que também poderá ser observado em todo o estado. O fenômeno ocorrerá de madrugada, entre 3h e 6h30. Às 4h46min, a Lua estará totalmente sob a sombra da Terra.
Durante o eclipse total, a Lua também ganhará uma leve coloração alaranjada, segundo o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). “Essa tonalidade, que costuma aparecer quando a Lua está totalmente encoberta é uma característica destes eclipses”, explicou o cientista.
Eclipse total será dia 15
Foto:  Divulgação
Eclipse entre os astros 
Segundo o astrônomo Jair Barroso, o posicionamento da Lua durante o eclipse total que acontecerá no dia 15, próxima terça-feira, terá um atrativo. “Este dia será muito especial. Olhando para o céu, a Lua estará entre Marte e a estrela Sírius, a mais brilhante do céu noturno”, afirmou o cientista, do Observatório Nacional. 
Barroso ainda lembrou de outro astro que completa o cenário. “Se as pessoas olharem para o Norte na hora que a Lua nascer, elas vão observar Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar dando um show à parte”, destacou.
De acordo com o astrônomo, a maior aproximação de Marte nos últimos anos se deu em agosto de 2003, quando a distância entre a Terra e o Planeta Vermelho foi de 55,7 milhões de quilômetros. Naquele ano, exceto pela Lua, Marte foi o objeto mais brilhante de todo o céu noturno durante várias semanas.
A estudante Bruna Lourenço, de 16 anos, diz que já se programou para acompanhar o fenômeno. “Pretendo observar o céu a noite inteira, não quero perder nada. É legal poder ver algo que está tão longe, lá no espaço. Vou ficar ‘viajando’ e olhando”, disse.


--- E eu também estarei de olho de minha "janela mágica", porque este tema me fascina e, se possível, fotografando através de meu possante binóculo.

    Nenhum comentário: